Bibliotecas 2.0
Muitas bibliotecas de São Paulo ainda utilizam a Web 1.0 como ferramenta de pesquisas e ainda de maneira muito passiva e tradicional, já o uso da Web 2.0 seria de grande utilidade tendo em vista o seu poder de comunicação e interatividade de informações.
Pesquisando pela internet considerei muito importante o estudo desta ferramenta e de grande relevância para acompanharmos e utilizarmos os avanços tecnológicos em favor da educação.
A Biblioteca Web 2.0 criada em 2005 por Michael Casey e postado no blog “Libray Crunch”, refere-se a uma biblioteca adaptada aos tempos modernos, que procura melhorar os seus serviços e contatos com os utilizadores com a ajuda das ferramentas da Web 2.0.
Seus princípios baseiam-se nas seguintes características:
· Presença;
· Elo de ligação;
· Participação;
· Acessibilidade;
· Interatividade;
· Colaboração;
· Comunidade.
Os principais objetivos são:
· Ir de encontro às necessidades do utilizador;
· Explorar serviços alternativos para cativar potenciais utilizadores;
· Comunicar mais facilmente com os utilizadores;
· Partilhar conhecimento de forma mais eficiente;
· Reunir informação local.
A Biblioteca 2.0 é uma resposta ao mundo pós-Google, pois obriga a uma mudança fundamental na missão da biblioteca, requerendo uma organização interna e agilidade tecnológica. A Biblioteca 2.0 é essencial para a sobrevivência a afirmação da instituição.
Ferramentas da Web 2.0 aplicadas às Bibliotecas:
· Youtube;
· Blogosfera: são gratuitos, fáceis de criar e de usar, pode servir como um complemento do site da biblioteca e tem inúmeras aplicações (partilhar novidades da biblioteca, contato direto com os leitores, oferecimento de dicas e informações adicionais, clubes de leitura, entre outros);
· Twitter: são gratuitos, fáceis de usar por não obrigar a ter um conhecimento prévio, pode servir como um complemento do site da biblioteca, exige uma atualização permanente, informações gerais como horários, mudanças de planos, etc., ideal para partilhar novidades da biblioteca em sua comunicação permite um contato direto com os leitores (@replies) e construção de uma comunidade à volta da biblioteca. No que diz respeito à informação as informações atualizadas costumas ser mais rápidas do que os canais normais, pode-se oferecer serviço de referência, pesquisa de informação e não apenas repositórios de livros, entre outros.
Temos como exemplos mundiais:
- Biblioteca Municipal de Muskiz – (País Basco – Espanha);
- Bibliotecas Escocesas;
- Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian “José Afonso Furtado” – Portugal.
Ferramenta Facebook
Outra ferramenta muito importante para divulgação de diversos temas e assuntos em busca da socialização, comunicação e informação eficiente e produtiva é o “Facebook”, é uma website de relacionamento social lançado em 4 de Fevereiro de 2004 por Mark Zucherberg um ex-aluno de Havard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes da Universidade de Havard. Em 27 de fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas. Desde 11 de setembro de 2006, apenas usuários com 13 anos de idade ou mais podem ingressar. Os usuários podem se juntar em uma ou mais redes, como um colégio, um local de trabalho ou uma região geográfica.
Trata-se de uma rede entre pessoas que pertencem a um tipo específico de atividades como uma empresa, uma cidade, um grupo de estudos, uma religião e etc.
Os membros desta rede podem compartilhar textos e imagens relativas ao assunto. Que se analisarmos com um olhar pedagógico também passa a ser uma ferramenta interativa entre professsor-aluno e vice-versa como também comunidade educativa-escola e vice-versa, no que diz respeito aos projetos, boletins, agendas, textos, trabalhos, enfim muita troca de conhecimentos e experiências, além de uma gama de sugestões.
O website possui mais de 120 milhões de usuários ativos, a posição do Facebook no ranking de tráfego de visitantes do Alexa, subiu do 60º lugar para 7º lugar. É ainda o maior site de fotografias dos Estados Unidos, com mais de 60 milhões de novas fotos publicadas por semana, ultrapassando inclusive sites voltados à fotografia, como o Flickr.
Esta ferramenta é disponibilizada em língua portuguesa e pode ser acessada em http://pt-br.facebook.com/